domingo, 2 de novembro de 2008

Nota 10

O III Simpósio de Jornalismo de Alto Araguaia- Unemat, com o tema, “A Regionalização Midiática”, reuniu conferencistas, alunos, professores e estudiosos interessados em discutir a mídia regional no cenário comunicacional contemporâneo.

Entre os principais palestrantes estiveram presente o Prof. Me. Ivanor Guarnieri (UNIOESTE-UNIPAR), Prof. Dr. Yuji Gushiken (UFMT) e o Prof. Me. Roberto Reis (UNIMAR).

A programação do Simpósio disponibilizou um ciclo de debates abordando assuntos de relevância para a pesquisa em comunicação e as práticas jornalísticas. Dentre os temas abordados, merece destaque a palestra do Prof. Me. Roberto Reis que discutiu as limitações e as potencialidades da Mídia Regional e Local, no cenário que se configura nesse novo panorama midiático.

Merece destaque ainda, o espaço aberto no evento para a apresentação das produções acadêmicas. O grande número de trabalhos apresentados e a qualidade das pesquisas surpreenderam os participantes.

Para fechar com chave ouro, o evento encerrou com o lançamento do livro, Ver e Entrever a Comunicação: Sociedade, mídia e cultura, organizado pelo Departamento de Comunicação Social da Unemat, que discuti os novos paradigmas da comunicação na sociedade contemporânea e aborda a necessidade de entender as novas mídias que reconfigurou a práxis jornalística nessa realidade de convergência tecnológica.

Eventos como esse, nesse cenário “de grandes mudanças e de forte opacidade, que fragmentam as identidades”, são de fundamental importância, pois possibilitam uma análise sistemática dos elementos e das configurações atuais no universo midiatico.

Nenhum comentário: