quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Mais um Hussein na história americana

Por Isaac Fenandes
Num momento de crise econômica mundial e de instabilidade financeira, o mundo voltou sua atenção para um evento histórico que marcará o final da primeira década do século XXI. Nos Estados Unidos, 45 anos após o auge do movimento dos direitos civis, liderado pelo pastor Martin Luther King, um americano negro chamado Barack Hussein Obama, criado por seus avós longe da linhagem americana de poder e dinheiro, foi eleito o 44º presidente.

Obama representa a esperança de dias melhores, não só para os milhares de americanos que o elegeu, mas também para centenas de líderes políticos mundiais que apostam suas fichas no fortalecimento das relações dos Estados Unidos com seus países.

O Presidente eleito, que ironicamente tem o sobrenome Hussein, precisará do apoio de todos os americanos para conter o desastroso legado de Bush. Enfrentará enormes desafios, como a crise econômica, a guerra do Iraque e a reforma do sistema público de saúde. E acima de tudo, terá que provar para milhares de pessoas, que ainda não se deram conta, que a cor da pele é apenas um mero detalhe genético. Só esperamos que o seu final não seja tão trágico quanto ao do primeiro Hussein que protagonizou o enredo de uma triste história americana.

Um comentário:

ComunicAia disse...

Cadê a fonte? ou, se o comentário é seu, então assina...